sexta-feira, 19 de agosto de 2011

4ª Feira do livro da UEFS

Fotos:Rafaela Lessa



Na abertura oficial da 4ª Feira do livro da UEFS o menino  Anderson Sodré Alves de 10 anos que estuda na Escola Municipal Florêncio Alves brito do povoado de Candeia Grossa, ele fez uma apresentação de Aboio e no final de sua apresentação ele tocou o berrante e deixou todos os visitantes e convidados encantados .
O aboio é típico no Nordeste do Brasil é um canto sem palavras, entoado pelos vaqueiros quando conduzem o gado para os currais ou no trabalho de guiar a boiada para a pastagem. É um canto ou toada um tanto dolente, uma melodia lenta, bem adaptada ao andar vagaroso dos animais, finalizado sempre por uma frase de incitamento à boiada, existe também o aboio cantado ou aboio em versos que são poemas de temas agropastoris. (fonte: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=89&Itemid=180)
 Anderson fala que a leitura do cordel ajuda em sua apresentação e que aprendeu vendo Dvd de Gibão de Couro, fala também que gosta de ler História, Geografia e Ciências.
Anderson canta o tempo todo, isso as vezes atrapalha a aula e além da influencia do local onde mora para as suas apresentações, a escola incentiva a literatura na sala, mas deixa os alunos livres para escolher o tipo de leitura, fala a professora de Anderson.

Rafaela Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário